Sinduscon Joinville lança “Profissão Construir”

Para valorizar e capacitar profissionais
Com inscrições abertas, o projeto, lançado na noite do dia 24/10, tem objetivo de qualificar trabalhadores iniciantes e experientes de acordo com as necessidades do mercado local
A profissão que constrói o mundo, por muito tempo, foi estigmatizada como marginal, insegura e mal remunerada. O “Profissão Construir” tem o propósito de resgatar o reconhecimento e o valor dos profissionais que atuam na construção civil. A carência de mão de obra especializada no setor tem sido um desafio persistente. O projeto representa um novo capítulo na indústria local, com o compromisso de gerar empregabilidade, renda e qualidade de vida, beneficiando milhares de famílias em Joinville e região.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sinduscon no final de 2022, feita com 25 empresas que empregam mais de mil colaboradores, foram identificadas a possibilidade de abertura de mais de 200 vagas. A maioria é voltada para cargos operacionais. Diante este cenário, a entidade avaliou a necessidade de investimento na capacitação e valorização de profissionais da construção civil.
A região de Joinville está em pleno crescimento, com mais de 3500 obras de pequeno, médio e grande porte em andamento, além da pavimentação de mais de 60 ruas. O “Profissão Construir” insere o indivíduo em um mercado de trabalho aquecido.
“O projeto coloca a pessoa no centro – será ela quem decidirá o que quer ser no futuro: ajudante, especialista, mestre de obras, engenheiro, arquiteto, empreiteiro ou construtor – empregado ou empreendedor”, explica Carlos Lopes, Presidente do Sinduscon.
O projeto traz inúmeros benefícios, tais como a valorização da profissão, visão de futuro, a qualificação profissional com certificação, o aumento da empregabilidade e a formação de um banco de talentos. Além disso, busca gerar renda, melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e suas famílias, fornecer assistência nas áreas de saúde e segurança do trabalho, elevar a qualidade da mão de obra, reduzir o desemprego e contribuir para o crescimento da economia de forma geral, diminuindo a informalidade no setor.
Mais oportunidades para construir um futuro melhor
O “Profissão Construir” é uma formação modular continuada. Os cursos terão certificados e 48 horas de duração, que levarão em média de 2 a 4 semanas para serem concluídos. Metade da carga horária será composta por aulas práticas em campo, oferecendo uma abordagem eficaz. O objetivo é atender desde iniciantes, com uma visão de futuro profissional para ajudantes, até profissionais já estabelecidos, oferecendo módulos de acordo com as necessidades do mercado.
Os cursos de capacitação profissional serão ministrados pelo SENAI Norte Joinville, na sede para alunos de empresas participantes do projeto e no contraturno das escolas da Rede Municipal de Ensino para alunos de baixa renda. Os cursos de saúde e segurança serão ministrados pelo SECONCI Joinville. Para estudantes em condições de vulnerabilidade, os cursos serão oferecidos em entidades assistenciais, e serão gratuitos. Além da formação profissional, o projeto também inclui cursos de empreendedorismo, conduzidos pelo SEBRAE.
As duas primeiras turmas dos cursos serão de iniciação – ajudante – e começarão no dia 20 de novembro de 2023. As inscrições podem ser realizadas no aqui.
Este projeto revolucionário é uma iniciativa do SINDUSCON JOINVILLE em parceria com FIESC, SENAI e SEBRAE, SECONCI, NDTV RECORD e a PREFEITURA MUNICIPAL DE JOINVILLE, além do apoio das empresas KRONA Tubos e Conexões, CDA Metais, EZA Administração de Bens, ROCK Investimentos, TINTOMAX Tintas e VERSÁTIL Andaimes e Escoramentos. Com esforços colaborativos, “Profissão Construir” quer fazer da construção civil uma profissão digna, reconhecida e repleta de oportunidades para todos.
Notícia publicada no ND Mais
https://ndmais.com.br/educacao/sinduscon-joinville-lanca-profissao-construir-para-valorizar-e-capacitar-profissionais/